Soja e milho correspondem a 90% do que é cultivado no País

O 9º Levantamento da safra de grãos da Conab consolida a performance da safra de soja, cujo crescimento na área plantada atingiu o índice de 1,9%, na comparação com a safra 2015/2016

Moacir Rodrigues

Com a colheita finalizada nos principais Estados, incluindo Goiás, a produção de soja na atual safra é estimada em 113,9 milhões de toneladas. Fatores como o clima contribuíram para a boa produtividade esperada. O ganho de produção também não decepcionou, ficando na casa dos 19,4%, claro que bem abaixo do milho, 41%. Os dois produtos puxam os números da safra e correspondem a quase 90% do que é cultivado no País.

O 9º Levantamento da safra de grãos da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) consolida a performance da safra de soja, cujo crescimento na área plantada atingiu o índice de 1,9%, na comparação com a safra 2015/2016. Na Região Centro-Oeste, principal produtora da oleaginosa no País e também onde está localizada a cidade de Rio Verde (GO), a área plantada deve apresentar incremento de 1,1%, também no comparativo com a safra anterior.

No Estado de Mato Grosso, por exemplo, o clima puxou para cima a produtividade média de 3,27 mil quilos por hectare (rendimento 14,9% superior à safra anterior, que foi de 2,84 mil quilos por hectare). Em relação à área plantada, a pesquisa registrou incremento de 2% na lavoura estadual de soja.

Em Goiás, o período de diminuição das chuvas, vivenciado logo após a segunda quinzena de fevereiro, contribuiu para a maior velocidade de colheita na atual safra, ao contrário do registrado no Mato Grosso, por exemplo. Na Bahia (Matopiba), os campos de soja estão localizados nas regiões centro sul, no vale do São Francisco e no extremo oeste, em manejos irrigados e de sequeiro, com plantio direto e convencional, em rotação de culturas com o algodão, milho, sorgo, milheto e/ou pastagem. No centro sul estima-se o cultivo de 500 hectares em manejo de sequeiro.

Portal Revista Safra com informações da Conab

Publicidade

Publicidade