Divulgação

Minas recebe circuito de Mountain Bike voltado ao agro

Para cada uma das etapas, está prevista alguma atração distinta. Em Capinópolis, local de largada da prova, haverá feira de artesanato com exposição de produtos locais e também feira gastronômica, com a participação de food trucks

Não é só na cidade que ciclistas abraçam uma causa. No meio rural, a atividade serve para destacar a vocação e o potencial do agronegócio. É o que pode ser visto na primeira etapa do Circuito Trilhas do Agro de Mountain Bike, abrangendo os municípios de Capinópolis e Cachoeira Dourada, ambos em Minas, que recebem dia 27 de maio o evento. As próximas cidades mineiras a receber o circuito são Coromandel, Uberaba e Uberlândia, onde, em todas elas, os participantes terão como desafio percursos de competição (média de 70 quilômetros) e ritmo passeio/turismo (média 40 quilômetros). O evento, como destacam os organizadores, tem ampla abrangência, além da premiação, ranqueamento e estrutura. O diferencial é destacar o agro regional a um público que, em alguns casos, desconhece a atividade.

Com belas paisagens em meio a lavouras e terras que estão entre as mais férteis do País, o percurso do Trilhas do Agro foi planejado para propiciar aos participantes ambientes ao mesmo tempo desafiador, no ritmo competição, e agradável (em trajetos por lavouras, single track, entre outras) para os atletas inscritos no ritmo passeio, segundo informa o organizador do evento, Humberto Paes Leme.

A prova cumpre todos os principais requisitos exigidos por uma competição de mountain bike. “Todas as provas que integram as quatro etapas do Trilhas do Agro seguem as normas da Federação Mineira de Ciclismo e valem pontos para o ranking mineiro. Em todas as etapas serão disponibilizados ambulâncias, seguro, lanche, frutas no início e, durante as provas, água, mecânico e carro de apoio”, observa Leme.

Como a prova tem largada prevista para Capinópolis e chegada em Cachoeira Dourada, a organização irá disponibilizar veículo para retornar os ciclistas e respectivas bikes ao ponto de partida (aqueles que não possuírem veículo de apoio e não tiverem se deslocado à linha de chegada).

No Trilhas do Agro, os atletas concorrem a premiações em dinheiro, no total de R$ 10,8 mil divididos em categorias. Troféus até o quinto lugar e medalhas a todos os participantes. Já no ritmo passeio, todos os inscritos e que cumprirem o percurso receberão medalha de participação, além de concorrer ao sorteio de R$ 1 mil em dinheiro no fim da prova. Além disso, o ciclista que cumprir pelo menos três das quatro etapas concorre ao sorteio de uma hospedagem de quatro dias no Rio Quente Resorts, com direito a acompanhante e mais duas crianças. Serão sorteados um pacote para a competição e outro para o passeio.

Para cada uma das etapas, está prevista alguma atração distinta. Em Capinópolis, local de largada da prova, haverá feira de artesanato com exposição de produtos locais e também feira gastronômica, com a participação de food trucks. O Trilhas do Agro é uma realização da Pool Comunicação em parceria com a Associação Mineira dos Produtores de Algodão (Amipa) e a Associação dos Produtores de Soja de Minas Gerais (Aprosoja-MG).

O objetivo é unir competidores e praticantes do ciclismo, além de atrair novos adeptos para a prática esportiva, integrando o esporte ao agronegócio, visando destacar o potencial agrícola regional. O Trilhas do Agro envolve 17 categorias de competição mais o ritmo passeio para iniciantes e praticantes. Em cada etapa do circuito haverá café da manhã, minipalestras conceituais sobre a cultura originária de cada região envolvida – algodão, soja, milho e sorgo, entre outros -, além de apresentações artísticas.

O Trilhas do Agro teve como projeto piloto o “Caminhos do Algodão”, também realizado pela Pool Comunicação juntamente com a Amipa, em julho de 2017, no município de Coromandel. Na ocasião, quase 400 ciclistas participaram daquela etapa, realizada em ritmo de passeio por lavouras de algodão, sendo grande parte do percurso feito na Fazenda São Francisco. As inscrições estão abertas e podem ser feitas por meio dos sites www.sporttimer.com.br e www.tripadventure.com.br. Mais informações no www.trilhasdoagro.com.br.

Portal Revista Safra, com informações de agência

Publicidade

Publicidade