Arquivo

Governo faz novos leilões de apoio ao escoamento de milho de MT

Os subsídios vão contemplar 500 mil toneladas do grão

Na próxima quinta-feira, 21, a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) fará novos leilões de de Prêmio de Escoamento de Produto (PEP) e de Prêmio Equalizador Pago ao Produtor (Pepro), em apoio à comercialização de 500 mil toneladas de milho do Centro-Oeste. Os subsídios vão contemplar apenas produção de Mato Grosso.

O Pepro será ofertado para 428 mil toneladas, sendo 130 mil  do norte do Estado (região I), 130 mil toneladas do centro-norte (região II), 84 mil toneladas do centro-sul (região III) e 84 mil toneladas do nordeste mato-grossense (região IV). Já o PEP será oferecido para  72 mil toneladas – 20 mil da região I do Estado, 20 mil toneladas da região II, 16 mil toneladas da III e outras 16 mil toneladas da  região IV. O produto não poderá ser escoado para ter como como destino as localidades definidas indicadas no edital.

O PEP é um prêmio concedido ao arrematante que adquire e escoa o produto conforme o preço fixado pelo governo. O grão deve ser comprado diretamente do produtor rural ou cooperativa. Já o Pepro é um prêmio concedido ao produtor que se disponha a vender o produto pela diferença entre o valor de referência estabelecido e o valor do Prêmio Equalizador arrematado. As operações de subvenção ocorrem quando o preço de mercado está abaixo do preço mínimo.

Clique aqui para acessar os editais.

Companhia Nacional de Abastecimento (Conab)

Publicidade

Publicidade