Publicidade

Agricultura

Feira de agricultura familiar é realizada em Minas Gerais

Oitava edição da Agriminas inclui na programação exposição de produtos, degustação de comidas e bebidas típicas, palestras e atrações culturais

agrominas - agencia minas

Oitava edição da Agriminas inclui na programação exposição de produtos, degustação de comidas e bebidas típicas, palestras e atrações culturais

Com a participação do secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), Elmiro Nascimento, foi aberta ontem (3), na Serraria Souza Pinto, em Belo Horizonte, a 8ª Feira de Agricultura Familiar de Minas Gerais (Agriminas). O evento é uma realização da Federação dos Trabalhadores na Agricultura de Minas Gerais (Fetaemg) e Governo de Minas Gerais, por meio da Seapa, e segue até o dia 7, com exposição de produtos da agroindústria familiar, degustação de comidas e bebidas típicas, palestras e atrações culturais.

Durante a feira funcionará um plantão técnico com representantes da secretaria e instituições vinculadas Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural de Minas Gerais (Emater/MG); Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA); Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig) e Fundação Rural Mineira (Ruralminas), além da Subsecretaria de Agricultura Familiar.  A Epamig, por intermédio de seu Instituto de Laticínios Cândido Tostes (ILCT), também apresenta a miniusina Via Láctea, que reproduz para o público o funcionamento de uma indústria de lácteos, desde a análise da matéria-prima até a distribuição do produto.

Para o superintendente de Abastecimento Alimentar e Comercialização da Subsecretaria, Lucas Oliveira Scarascia, a Agriminas ajuda no fortalecimento dos negócios do setor, sendo um dos objetivos a maior aproximação das empresas de atacado. “Além de vender diretamente seus produtos para os frequentadores da feira, os expositores aproveitam a oportunidade para fazer contatos com potenciais compradores de grandes volumes, e esses encontros têm dado bons resultados”, informa.

Um dos agricultores familiares beneficiados nos encontros com empresários em edições da Agriminas é Francisco de Assis Souza, Assis Souza, produtor de mel em Dom Joaquim, município da Região Metropolitana de Belo Horizonte. “A feira é uma boa oportunidade para a definição de negócios futuros”, enfatiza. “Graças à participação na Agriminas, nosso apiário fornece atualmente inclusive para um grande atacado da capital.”

Já o superintendente Lucas Scarascia considera que, “além de representar um espaço privilegiado para a prospecção de negócios, a feira possibilita a integração dos agricultores familiares, que apresentam comidas típicas, bebidas e peças de artesanato em mais de 130 estandes. “Na Agriminas, o público também se beneficia da possibilidade de conhecer e adquirir, a preços acessíveis, produtos tradicionais de diversas regiões do Estado, além de participar da programação cultural, que inclui a apresentação de shows e sessões de “causos”, além das palestras.

Agência Minas

 

Foto: Agência Minas 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>