Embrapa apresenta novidades na Agrishow 2017

Soluções tecnológicas são oriundas de seis unidades descentralizadas. Entre os lançamentos estão os Óculos de Inspeção Visual para detecção dos sintomas do greening na citricultura  

Moacir Rodrigues
de Ribeirão Preto (SP)

Público de mais de 150 mil pessoas é esperado na 24ª Feira Internacional de Tecnologia Agrícola em Ação, a Agrishow 2017. E é para ele que a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) preparou novidades especiais, dentre elas os Óculos de Inspeção Visual para detecção dos sintomas do greening na citricultura, além do aplicativo Agritempo GIS.

Até o dia 5, quando termina a feira, a empresa pública de pesquisa agropecuária faz, além dos lançamentos de tecnologias, assinatura de contrato de parceria e apresenta as novidades em soluções tecnológicas de seis Unidades Descentralizadas, no estande do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

O aplicativo Agritempo GIS conta com mapas de monitoramento e previsão para a agricultura gerados em tempo real. Outra novidade é a balança de Passagem BalPass®, que monitora diariamente os animais no campo de forma instantânea e remota. Já o par de óculos especiais para identificação do greening possuem filtro de luz incorporado às lentes, criando um efeito visual que intensifica o contraste entre as cores características da doença nas folhas, conhecida como “mosqueamento” das folhas.

Os óculos também bloqueiam os raios ultravioleta, proporcionando ao usuário proteção contra a luz do sol e conforto na execução da atividade. O equipamento facilita o trabalho dos inspetores e reduz a taxa de erros na identificação da doença. Os pesquisadores responsáveis por desenvolver os óculos acreditam que a tecnologia poderá ser usada, além do Brasil, por inspetores em outros países produtores de citros, como Estados Unidos, China, México, Espanha e Índia. A tecnologia, já patenteada, foi desenvolvida pela Embrapa Instrumentação (São Carlos, SP) e Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e está disponível na Fhocus Optical Solutions, licenciada para fabricação e comercialização dos óculos.

A pesquisadora Débora Milori explica que o filtro de luz atenua majoritariamente a cor verde, levando a percepção de contraste pelo olho humano a ser ainda maior, fator fisiológico que ocorre devido à hipersensibilidade da retina humana à cor verde. Assim, é possível que sejam identificados tons periféricos que não seriam percebidos normalmente. Já o aplicativo Agritempo GIS permite aos usuários o acesso, via Internet, às informações meteorológicas e agrometeorológicas de diversos municípios e Estados. Também informa a situação climática atual  e a base de dados do sistema apoia o desenvolvimento das recomendações do Zoneamento Agrícola de Riscos Climáticos (Zarc), política mantida pelo Mapa. “A grande vantagem do aplicativo é a visualização. É só clicar no mapa”, conta o pesquisador da Embrapa Informática Agropecuária (Campinas, SP) Ariovaldo Luchiari Júnior.

A balança dinâmica, tecnologia desenvolvida pela Embrapa Gado de Corte, nomeada Balança de Passagem, a BalPass® é inédita e possui uma série de vantagens entre elas a de evitar o estresse no animal. Sua estrutura de madeira é instalada no campo e permite monitorar o ganho ou perda de peso animal. (com informações Embrapa)

Portal Revista Safra

Foto: Divulgação/Embrapa

 

Publicidade

Publicidade