Divulgação

Captação de leite cai pelo terceiro mês seguido

Mas, no acumulado deste ano, a valorização do leite ao produtor chega a quase 15% na “Média Brasil”. É nesse cenário que Chapecó (SC) recebe, a partir de amanhã, 9, o maior evento sulbrasileiro do setor leiteiro, o Interleite Sul 2018. O evento vai até quinta-feira, 10, e traz em sua programação uma extensa lista de profissionais renomados para debater o que de mais atual existe no mercado

Pelo terceiro mês seguido, a captação de leite no campo seguiu em queda, mas o preço recebido em abril registrou a terceira alta consecutiva. A “Média Brasil” líquida (inclui Bahia, Goiás, Minas, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul) fechou a R$ 1,1574 o litro, um aumento de 7,72% (ou de 8 centavos por litro) em relação ao mês anterior, segundo dados do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada, da Escola Superio de Agricultura Luiz de Queiroz/Universidade de São Paulo (Cepea/Esalq/USP). É a maior média dos últimos oito meses, em termos reais (deflação pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo, o IPCA, de março deste ano), sendo 10,3% inferior à de abril de 2017 e próxima da observada em abril de 2016.

No acumulado deste ano, a valorização do leite ao produtor chega a quase 15% na “Média Brasil”. Todos os estados acompanhados pelo Cepea apresentaram alta nas cotações, com destaque para o Rio Grande do Sul (onde a elevação foi de 10,1%), Goiás (9,7%), Paraná (9%) e Minas Gerais (7,6%). A considerável recuperação dos preços no campo neste mês esteve atrelada à maior competição entre empresas em função da redução da oferta de leite no campo.

É nesse cenário que Chapecó (SC) recebe, a partir de amanhã, 9, o maior evento sulbrasileiro do setor leiteiro, o Interleite Sul 2018. O evento vai até quinta-feira, 10, e traz em sua programação uma extensa lista de profissionais renomados para debater o que de mais atual existe no mercado do leite. A iniciativa, da AgriPoint, empresa de serviços de informação no agronegócio, terá 23 palestras com a participação de aproximadamente 800 pessoas. A abertura oficial está marcada para as 9h30, de amanhã, no Centro de Cultura e Eventos Plínio Arlindo de Nes.

O Interleite Sul é voltado para empresários, produtores rurais, técnicos, consultores, laticínios, membros do governo e pesquisadores envolvidos com políticas públicas para o leite e estudantes. Pretende discutir aspectos essenciais para o desenvolvimento da cadeia produtiva do leite na região Sul do País. “Abordaremos casos de sucesso, gestão, sistemas de produção e tecnologia aplicada, relação entre produtores e indústrias, tendências de mercado e competitividade do setor”, explica por meio de assessoria o fundador da AgriPoint e organizador do evento, Marcelo Pereira de Carvalho.

Portal Revista Safra, com informações do Cepea/USP e MB Comunicação

Publicidade

Publicidade