Arquivo

Bayer apresenta soluções para a soja no Show Rural Coopavel

O Patrulha Percevejo é um serviço de monitoramento contra uma das principais pragas que acomete lavouras em todo o Brasil, o percevejo. Os percevejos marrons atacam diretamente as vagens e os grãos da soja, causando perdas de produtividade e qualidade

Moacir Neto

Em algumas regiões produtivas do País, a chuva, além de complicar a colheita da soja, também dificultou o manejo, sobretudo na hora de aplicar defensivos contra a ferrugem asiática. Como reflexo, o Paraná já é o estado com maior número de focos da doença, com mais de cem casos confirmados até o momento, como expõe o Consórcio Antiferrugem. Dadas as condições climáticas muito favoráveis para o surgimento da doença, a evolução da ferrugem é rápida, bem como o aumento dos danos nas lavouras. Mas uma combinação de manejo adequado e biotecnologia voltada ao melhoramento das sementes se torna uma importante ferramenta na mão do produtor rural.

E o assunto vem à tona durante a realização do 30º Show Rural Coopavel, realizado anualmente em Cascavel (PR). Lá, o agricultor pode conferir o que há de mais moderno para a agricultura. Dentre as empresas expositoras, a Bayer traz tecnologias em sementes de soja adaptadas às lavouras do Oeste do Paraná, como o lançamento da variedade CZ26B42 IPRO – da marca Credenz, e da cultivar licenciada BS1580 IPRO, além de serviços como o Patrulha Percevejo, que oferece monitoramento de percevejos na soja e milho  e possui mais de 500 resgates por meio do Programa de Pontos da Rede AgroServices.

“Temos um rico portfólio para esta edição de aniversário de uma das maiores feiras do nosso calendário. A soja CZ26B42 IPRO, da marca Credenz, é apresentada aos produtores em primeira mão durante o Show Rural. Trata-se de uma variedade de ciclo médio, que permite a antecipação de semeadura, possui alto peso de grãos, tolerância ao estresse hídrico e calor excessivo”, diz em comunicado à imprensa o gerente regional da Bayer, Everton Queiroz.

Além dos lançamentos, a soja BS2606, que está em sua terceira safra comercial, também merece destaque na feira. “Essa é uma variedade licenciada com ótimo rendimento, produtiva, com sistema radicular tolerante a veranicos, poder de ramificação e vai muito bem no Oeste do Paraná. Na safra passada alcançou rendimento de mais de 90 sacas por hectare, onde a média costuma ser de 65 sacas por hectare. Temos perspectivas parecidas para a safra atual”, diz Queiroz.

Já o consultor de Desenvolvimento de Mercado da Bayer, André Angonese, atenta para os mais de 350 serviços resgatados por produtores rurais por meio do Programa de Pontos da Rede AgroServices, no estado do Paraná. “Cada dia mais os produtores estão empenhados em resgatar serviços para a melhora de seu negócio. Temos como exemplo o silo bolsa, Agricultura de Precisão e o Patrulha Percevejo, este último, temos 574 resgates em todo o Brasil – equivalente a 385 mil hectares de soja e milho. No Paraná, na safra atual, já são mais de 100 mil hectares de soja cuidados pelos especialistas do serviço de monitoramento contra o percevejo.”

O Patrulha Percevejo é um serviço de monitoramento contra uma das principais pragas que acomete lavouras em todo o Brasil, o percevejo. Os percevejos marrons atacam diretamente as vagens e os grãos da soja, causando perdas de produtividade e qualidade. O agricultor que solicitar o serviço junto ao Programa de Pontos da Bayer terá sua área monitorada periodicamente, de acordo com a biologia da praga, quesito de importância como tomada de decisão de manejo na lavoura e, havendo incidência da praga, será orientado a tomar as medidas necessárias. O Estado do Paraná possui um terço de toda a área patrulhada pelos especialistas.

Portal Revista Safra, com informações da Bayer

Publicidade

Publicidade