Acordo beneficia 500 produtores de Formosa

Esta ação permite benefícios indiretos, como a geração de renda e empregos, principalmente nas áreas rurais mais necessitadas e alcança ainda o criador vinculado à agricultura familiar

A Superintendência da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) no Distrito Federal celebrou um acordo de cooperação técnica com a prefeitura de Formosa (GO) para levar o Programa de Vendas em Balcão (ProVB) aos produtores rurais da região. O documento foi publicado no Diário Oficial da União (DOU) com retificação na sexta-feira, 13, e vai beneficiar cerca de 500 trabalhadores na região. O programa permite que criadores de animais de pequeno porte tenham acesso aos estoques públicos de milho do governo para a compra de ração animal, de acordo com seu plantel. As vendas diretas são ofertadas a preços compatíveis com os praticados nos mercados atacadistas locais.

No acordo, o município de Formosa ficará responsável em coletar os documentos necessários para o cadastramento. Esses documentos serão recebidos na Secretaria de Agricultura, que fará a sua conferência e os encaminhará para a regional da Conab no DF, que fará o cadastro. Em seguida, serão liberadas as cotas para que os produtores possam solicitar as Guias de Recolhimento da União (GRUs) para pagamento na própria secretaria.

Quando for realizado, a prefeitura envia um caminhão para o armazém da Companhia em Brasília, efetua a retirada do produto e faz a entrega aos produtores, sem custo de frete, na cidade de Formosa. Esta ação permite benefícios indiretos, como a geração de renda e empregos, principalmente nas áreas rurais mais necessitadas e alcança ainda o criador vinculado à agricultura familiar. O ProVB contribui ainda para a renovação constante dos estoques, reduzindo a depreciação comercial dos produtos e os desvios.

Conab

Publicidade

Publicidade